Participantes

Adriano Pilatti
Graduado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-1983), mestre em Ciências Jurídicas – Teoria do Estado e Direito Constitucional – pela Pontifícia Universidade Católica Rio de Janeiro (PUC-Rio – 1988) e doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ – 2006), com Pós-Doutorado em Direito Público Romano pela Universidade de Roma I – La Sapienza (2011). Foi assessor parlamentar da Câmara dos Deputados junto à Assembléia Nacional Constituinte de 1987-88, assessor legislativo concursado da Câmara dos Deputados, assessor jurídico do Gabinete do Prefeito do Rio de Janeiro, consultor jurídico do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) e assessor jurídico da Reitoria da PUC-Rio, É professor adjunto do Departamento de Direito da PUC-Rio, de que foi diretor (2004-2010), onde leciona Teoria do Estado e Direito Constitucional, Teoria da Constituição e Formação Constitucional do Brasil no nos cursos de graduação e pós-graduação. É coordenador-geral do Instituto de Direito e do Núcleo de Estudos Constitucionais da PUC-Rio, membro efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros, sócio-fundador da Associação Brasileira dos Constitucionalistas Democratas (ABCD), e membro dos Conselhos Editoriais revistas Direito, Estado e Sociedade (PUC-Rio) e Global Brasil (Rede Universidade Nômade). Presidiu a Comissão de Ensino Jurídico da OAB/RJ (2010-2012). Traduziu o livro Poder Constituinte – Ensaio sobre as Alternativas da Modernidade, de Antonio Negri (Rio de Janeiro: DP&A, 2002). É autor do livro A Constituinte de 1987-1988 – Progressistas, Conservadores, Ordem Econômica e Regras do Jogo (Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008).

Ana Lúcia Pastore Schritzmeyer
Graduada em Ciências Sociais (1986) e em Direito (1988) pela USP; mestre e doutora em Antropologia Social também pela USP (1994 e 2002, respectivamente) na qual, desde 2003, é professora do Departamento de Antropologia. Coordena o Núcleo de Antropologia do Direito (NADIR-USP). É membro da Cátedra UNESCO de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP). Integra o Projeto Interunidades em Violência, Democracia e Direitos do Núcleo de Estudos da Violência (NEV-USP) com o subprojeto Sujeitos, Discursos e Instituições. Coordena o Projeto Diálogos antropológico-jurídicos franco-brasileiro em parceria com o LAJP – Laboratório de Antropologia Jurídica de Paris. Trabalha na área da Antropologia do Direito, principalmente com os temas: tribunais do júri, jurisprudência e narrativas de violência, direitos humanos, demandas por reconhecimento de direitos, acesso à justiça, profissionais e profissões do direito, sistemas de justiça criminal e criminologia.

Angela Maria Konrath
Possui graduação em Direito pela UNISINOS, formada em 1995. Mestre em Ciência Jurídica pela UNIVALI, concluído em 2010. Juíza do Trabalho em Santa Catarina desde 2005, TRT 12a Região, atuando como substituta na jurisdição de Florianópolis. Professora vinculada na graduação em Direito na Faculdade de Ciencias Sociais de Florianópolis CESUSC desde 2012. Professora visitante na Pós-graduação em Direito e Processo do Trabalho da Escola Superior da Magistratura do Trabalho desde 2011. Instrutora interna no Tribunal Regional do Trabalho na 12a Região desde 2013.

Cristiane Mare de Silva
Graduada em Letras Português – Espanhol em (2006), pela Unioeste ( Universidade estadual do oeste do Paraná). Entre o período de 2007-2009 realizou estudos complementares na área de estudos literários e hispano-americanos na UNA (Universidad Nacional de Asunción). Lecionou no ano de (2012) na Prefeitura Municipal de Florianópolis-SC, foi professora do Centro de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria do Estado da Educação de Santa Catarina em (2013). Atualmente é mestranda da PUC-SP em História Social e bolsista do CNPq. Tutora no curso a distância do IV UNIAFRO do Neab-Udesc e coordenadora da secretaria de Mulheres da União de Negros pela Igualdade de Santa Catarina. Tem interesse em estudos africanos, discursos de Nelson Mandela, literatura e memória, estudos culturais, literatura da diáspora africana e feminismo negro, atua como pesquisadora associada no Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade do Estado de Santa Catarina e no grupo de estudos Cecafro. Tradutora da Revista da ABPN e periodicamente realiza revisões de livros.

Fábio Brüeggmann
É editor, escritor e diretor cinematográfico. Foi colunista dos jornais “O Estado”, “A Notícia” e, durante dez anos, do Diário Catarinense. Publicou os livros “Para que serve o Estado?”, “Isto não é notícia” e “Fabulário dos ilustres desconhecidos”, entre outros. Roteiriou e dirigiu vários filmes. Atualmente, finaliza o curta-metragem “Rio da Madre”, de ficção, que deve estrear em outubro.

Juliana Rego Silva
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina, na linha de pesquisa em Processos de subjetivação, gênero e diversidades (Núcleo Margens). Atualmente, é também Psicanalista em formação pela Escola Brasileira de Psicanálise – Seção Santa Catarina. 

Lirous K’yo Fonseca Ávila
Militante LGBTTT, é presidente do Fórum da Diversidade da Grande Florianópolis e coordenadora geral da ONG ADEH – Associação em Defesa dos Direitos Humanos com Enfoque na Sexualidade. 

Maria Sueli Rodrigues de Sousa
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Piauí (1996) e Direito pela Universidade Estadual do Piauí (2003), advogada, mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí (2005) e é doutora em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília (2009). Tem experiência na área de Direito, Sociologia e Antropologia, com ênfase em teoria do Direito, Sociologia Jurídica, Antropologia Jurídica, Direito Ambiental e Socioambiental, Hermenêutica Constitucional e Direito Constitucional, atuando, principalmente, nos seguintes temas: pesquisa empírica com direito constitucional, direito ambiental e Socioambiental, direito territorial, direito agrário, direito das mulheres, direitos humanos, relação cultura e natureza, populações camponesas, tradicionais e quilombolas, gênero, convivência com o semi-árido. É professora Adjunta da Universidade Federal do Piauí, lotada no Departamento de Ciências Jurídicas – DCJ, no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e no Núcleo de Pesquisa sobre Africanidades e Afrodescendência – IFARADÁ.

Marília de Nardin Budó
Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e graduação em Comunicação Social – Jornalismo também pela UFSM, onde foi bolsista PIBIC/CNPq. É especialista em Pensamento Político Brasileiro pela UFSM. É mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde foi bolsista Capes.É doutora em direito na Universidade Federal do Paraná, com estágio sanduíche na Facoltà di Giurisprudenza da Università di Bologna, na Itália, com bolsa PDSE/CAPES. Atua em pesquisas na área de Direito, com ênfase em Sociologia jurídica, Criminologia e Direito penal; e de Jornalismo, com ênfase em Teoria e ética do Jornalismo. Foi professora substituta no curso de Jornalismo da UFSM, professora assistente nos cursos de Direito da Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA), da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)-campus Cachoeira do Sul, Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba) e do curso de direito do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). Atualmente é professora do Mestrado em Direito da Faculdade Meridional (IMED).

Maurício Albuquerque Rocha
Graduado e licenciado em Filosofia pela UFRJ (1983) Mestre em Filosofia pela PUC RJ (1991) e Doutor em Filosofia pela PUC RJ (1998). Professor Adjunto da UERJ na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense – Vila São Luís, Duque de Caxias (2001-2010) e do PPG em Educação, cultura e comunicação da FEBF/UERJ (2007-2010 – em Licença sem Vencimentos) Professor do Departamento de Filosofia do Colégio Pedro II (1992-2005 – em Licença sem Vencimentos). Professor do Curso de Especialização em Filosofia Contemporânea do Departamento de Filosofia da PUC Rio – CCE. [1994-1999 e desde 2003] coordenador do circulo de leitura Spinoza & a filosofia do Rio de Janeiro (desde 2000) Professor do Departamento de Direito da PUC RIO e do PPG em Direito da PUC RIo (desde março de 2010).

Maurício Pessutto
Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998), especialização em Gestão do Meio Ambiente pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2003) e especialização em Processo Civil e Novos Direitos pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2007). Foi professor do curso de Direito da Universidade do Oeste de Santa Catarina (2004 a 2009). Atualmente é Procurador da República do Ministério Público Federal em Florianópolis/SC.

Maurício Stegemann Dieter
Professor Doutor de Criminologia da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Largo de São Francisco. Pós-Doutor pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Doutor pela Universidade Federal do Paraná, com estágio de pesquisa doutoral na Hamburg Universität (2012). Mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná (2008). Pesquisador do Max-Planck-Institut für ausländisches und internationales Strafrecht. Especialista em Direito Penal e Criminologia pelo Instituto de Criminologia e Política Criminal (2007). Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2005).

Prudente José Silveira Mello
É graduado em Direito pela Universidade Católica do Paraná e Mestre em Direito pela Universidade Internacional de Andalucia (1997). Advogado trabalhista de entidade sindicais de trabalhadores desde 1984. Atualmente é professor da Faculdade Cesusc – Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina e Conselheiro da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça.

Vanda de Oliveira Gomes Pinedo
É militante do MNU/SC – Movimento Negro Unificado de Santa Catarina e professora da rede pública estadual de educação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s