Comunicações Orais

Para participar das Mostras de Trabalho do Seminário Direito e Ideologia, basta enviar o resumo por e-mail para direitoeideologia2015@gmail.com até o dia 30 de Setembro de 2015. Os trabalhos devem estar relacionados à temática geral do Seminário, de acordo com os seguintes eixos temáticos:

I. Ideologia e Trabalho: mundos do trabalho; flexibilização de direitos sociais; movimentos sindicais; novas morfologias do trabalho; mundos do trabalho e neoliberalismo.

II. Controle Social e Criminologia Crítica: criminologias críticas, abolicionismo penal; minimalismo penal; violência de gênero e criminologia; economia política da pena; controle social e violência; criminalização dos movimentos sociais.

III. Ideologia Desenvolvimentista: crítica à ideologia desenvolvimentista; a ideologia desenvolvimentista e o impacto por ela causado; a ideologia desenvolvimentista e sua intersecção com o direito; o papel do direito na crítica ao desenvolvimentismo.

IV. Constituição e Assembleia Constituinte de 1988: história da Constituinte; participação popular; soberania popular e constituição; mudanças constitucionais; doutrina autoritária e constituição; democracia e constituição; direito e ditadura; resquícios da ditadura na Constituição; participação dos militares na Constituinte.

V. Ideologia e Mídia: cultura de massa; regularização e controle social da mídia; modelos de controle da mídia; projetos de lei sobre controle da mídia; participação popular no controle da mídia; oligopólios midiáticos e Constituição; mídias e difusão ideológico-cultural; produção e reprodução cultural.

VI. Ensino Jurídico: educação jurídica popular; educação jurídica enquanto instrumento emancipatório; crítica ao ensino jurídico brasileiro no passado e no presente.

VII. Crítica do Direito e da Legalidade: teoria crítica do direito; história crítica do direito; direito e epistemologia; possibilidade(s) de transformação social através do direito; direito e ideologia(s); direito de resistência; direito e neoliberalismo.

VIII. Gênero e Ideologia: ideologia(s) de gênero; feminismos e interseccionalidades; parentesco; adoção; técnicas reprodutivas; aborto; questões trans; fundamentalismo religioso; políticas reguladoras de corpos; ideologia(s) de gênero no ensino.

A divulgação dos resumos selecionados ocorrerá até o dia 5 de outubro de 2015. As demais regras estão previstas neste edital.

Clique aqui para acessar o edital completo.

Retificação Edital de Comunicações Orais

2ª Retificação Edital de Comunicações Orais

Além disso, para facilitar a elaboração dos resumos para apresentações de trabalhos, disponibilizamos um modelo a ser seguido. Para acessá-lo, clique aqui.